QUEM SOMOS ?

CIA. BANTO

NOSSA HISTÓRIA

Com uma grande perspectiva de trazer mais cultura para os bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 20 de julho de 2006 o Projeto Jongo Banto, foi idealizado por Carla Maria da Conceição Gomes, em Campo Grande/RJ.
Hoje conhecido como Cia. Banto, com intuito de pesquisa e divulgação cultural, a companhia se diferencia dos outros grupos de jongo tradicionais, por não priorizarem em suas atividades o aspecto religioso, o que, permite o acesso de um número maior de pessoas à esta manifestação.
O grupo é bastante heterogêneo, mas possui como característica comum aos seus integrantes o interesse em educação e cultura popular de uma forma geral. Os integrantes são de faixas etárias, classe sociais e crenças variadas. No entanto, essas diferenças são superadas pela vontade comum de vivenciar as heranças culturais do nosso país.

O primeiro grande desafio do grupo foi recuperar a história brasileira de origem negra que é desconhecida em grande parte do País.
A equipe obteve algumas informações pesquisando em bibliotecas e participando de encontros de comunidades quilombolas pela região do sudeste brasileiro, tais como SP, RJ e MG. E realizou um levantamento da história do jongo no Brasil com suas características, danças, indumentárias, instrumentos e letras de cantigas. A partir da diversidade do grupo , criou-se um novo conceito de jongo, o "jongo urbano" com características peculiares: toques e ritmos um pouco diferenciados, músicas próprias e também é dançado em sua maioria por mulheres. O grupo Jongo Banto tem como proposta contribuir com o estudo da cultura negra divulgando a história do jongo e suas manifestações em eventos, escolas, universidades e centros culturais.