TOADAS / PONTOS DE JONGO

click no link abaixo para ouvir algumas cantigas do CD

http://www.myspace.com/jongobanto

PEÇO LICENÇA
(Carla Gomes)

Peço licença pra tambú
Peço licença a candongueiro
Porque eu sou jongueiro novo
Pra quem já tava no terreiro
Pra quem chegou primeiro
Peço licença ao tambor grande

Peço licença pro menor
Pro meu vô
Peço licença pra vovó

Peço licença pra vó jovem
Peço licença ao Pai Maior
Peço licença ao tambor grande
Peço licença pro menor
Peço licença do meu vô
Peço licença da minha vó
Peço licença pra jovinha
Peço licença ao Pai Maior
Peço licença ... Ref


JONGO BANTO PRA DANÇAR
(Carla Gomes)

Só tem Jongo Banto pra dançar
Só tem jongo Banto pra dançar
Só tem Jongo Banto pra dançar
lá vai eu iaia
Só tem Jongo Banto pra dançar

Queria ser filha de escravo
Meu destino é que não quis
Que eu aprendesse no quilombo
A ser jongueira de raiz

RODA A SAI
(Carla Gomes-Marcelo Girard)

Ô roda a saia não espera clarear
Ô roda a saia não espera clarear

Moça bonita que gosta de tabear
Ô não se cansa que manhã vai trabaiá

Ô roda a saia não espera clarear
Ô roda a saia não espera clarear

Pra ficar cumba tem que curiá angú
Dançar bonito na dança do caxambu


PRA AJUDAR A SARAVÁ
(Carla Gomes)

Pra ajudar a sarava 3x
No banzo não vou ficar
Pra ajudar a sarava

Eu vou tocar meu caxambu 3x
No banzo não vou ficar
Eu vou tocar meu caxambu

Eu vou tocar meu candongueiro 3x
No banzo não vou ficar
Eu vou tocar meu candongueiro

Eu vou dançar no Jongo Banto 3x
No banzo não vou ficar
Eu vou dançar no Jongo Banto


QUILOMBO NO FUNDO DO MAR
(Carla Gomes)

Lê lê lê lê lê lê , Lê lê lê le lê lê lê lê,
Lê lê lê le lê lê lê lê lê, lê lê lê lê lê lê, lê lê lê lê lê

No meio do mato ouvi
A voz de uma escrava a gritar
Se eu não voltar pra minha terra
Prefiro morrer pelas águas do mar
Quem sabe eu morrendo por lá
um dia eu possa encontrar

Aqueles meus velhos amigos
Que por crueldade jogaram no mar

Lê lê lê le lê lê, Lê lê lê le lê lê lê lê,
Quem sabe meu Deus permitiu e
fizeram quilombo no fundo do mar


Lê lê lê le lê lê, Lê lê lê le lê lê lê lê,
Respeite meus velhos amigos
Que tem um quilombo no fundo do mar



JONGO BANTO
(Carla Gomes)

Sou Jongo Banto eu sou
Sou Jongo Banto
Ninguém vai calar meu canto
Porque eu sou Jongo Banto

Em Campo Grande
Que tudo aconteceu
Dia 20 de julho Jongo Banto nasceu
Uma cultura linda
Que a gente não esquece
Por isso Jongo Banto
Primeiro da Zona Oeste

Lá na senzala onde eu fui morador
Eu vivia como escravo
Hoje eu tenho meu valor 2x

Eu fui café (...) também fui canaviá
Por isso ninguém pode o meu canto calar